terça-feira, 23 de julho de 2013

Cartas para ninguém

Ultimamente, tenho tentado ser honesta comigo mesma. 

Sabe quando alguém te fala algo que te irrita profundamente? Ou quando alguém faz alguma coisa premeditada que te magoa? Já tentaram falar isso para ela/ele na hora? Já compraram um serviço horrível e, ao invés de falar que não gostaram, simplesmente ignoraram, forçaram um sorriso e disseram que tava ótimo? Será que dizer que não gostaram (de maneira respeitosa, claro) não seria uma maneira construtiva de ajudar/melhorar?

Poxa, meu, se toda vez que um amigo me falasse - seriamente - que não curtiu algo que eu disse/fiz, com certeza tomaria mais cuidado para não fazer de novo. Quem sabe até não reveria meus conceitos, mudaria de atitude. Claro que dói. Ouvir a verdade SEMPRE dói. Mas e daí? Amar também machuca, mas não é a melhor sensação do mundo?

Comecei, depois de ler sobre isso na internet, a escrever cartas para as pessoas. Escrever é muito mais fácil, pensar nas coisas e escrevê-las é tão natural. Mas verbalizar?! Poxa, tão mais complicado!

Então (embora eu fale a verdade em todas as horas possíveis) resolvi escrever para todo mundo. Para o cara que me atendeu que foi grosseiro (embora falar com o gerente também seja muito eficiente), para meu amigo que fez algo muito idiota ou muito irritante (momentos de TPM são ótimos para calar a boca e não falar absolutamente nada), para uma pessoa de quem tenho guardado rancor, para aquele carinha que te olhou com uma expressão de poucos amigos ou até para aquela menina que te mediu e te fez se sentir inferior (momentaneamente ou não). Até Deus entrou no esquema.

E sabe que tem sido muito bom? Eu raramente tiro tempo para descobrir as coisas sobre mim, para tentar descobrir como se sinto em relação aos outros. E quando você pára para fazer isso... Bem, é revelador. 

Uma vez confessei para um cara só para que o sentimento fosse embora (e deixei isso claro, também). Deu certo. Claro que não imediatamente, afinal, sentimentos são complicados.

Escrever funciona da mesma forma, discorrer sobre algo irritante faz com que seja mais fácil de lidar com ele da próxima vez, porque você já sabe porque aquilo mexe contigo. E como. Então você administra melhor seus sentimentos. E suas reações.

Isso não funciona muito com Deus porque Ele já sabe de tudo, mas algo que é difícil de verbalizar não é tão complicado de se escrever. E tenho muita facilidade em escrever uma oração do que realizar uma.

Ah, claro, o propósito de escrever as cartas é desabafar, apenas, nem pense em mandá-las, mostrá-las para os outros. Com certeza, as pessoas não vão curtir aquilo que escreveu. Quem sabe, no dia em que morrer, alguém descubra. E então saiba de um pouco daquilo que aconteceu/acontecia com você. 

Fica a dica :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário