quinta-feira, 1 de julho de 2010

Amigos



Para falar de amigo, é preciso falar de confiança. Mas confiança é um assunto delicado, porque cedo aprende-se que é preciso confiar, mesmo decepcionando-se com alguns e prometendo-se a si mesmo (em vão) que nunca mais iremos confiar em alguém.

Não é possível ter amigos se não soubermos confiar. E não adianta dizer que não, porque as pessoas sempre magoaram umas as outras, conscientemente ou não. E nós também magoamos a outros. Traímos. Então não deve-se exigir demais quando nós mesmos fazemos o que não gostaríamos que fizessem a nós.

Então, voltando aos amigos. Eu podia muito bem jogar "amigos" no google e colocar um texto aqui, mas prefiro minhas próprias reflexões sobre o assunto.

Dizem que só valorizamos algo quando o perdemos. Às vezes só damos valor a um amigo (uma amiga) quando ele (ela) se vai. Nesse ponto, o outro ditado: "Despeça-se das pessoas queridas com amor, pois nunca sabemos do dia de amanhã" é totalmente válido e deve ser aplicado.

Amigos são importantes por quê? Por que eles são preciosos?

Quando alguém se importa com a gente, a ponto de perguntar: "tudo bem?" ou de dizer "se você precisar de qualquer coisa, qualquer coisa, pode contar comigo", então esse é um dos indícios de amizade, nem que seja o começo (em que nós vemos se vai adiante ou não).

Amizade vai além de compartilhar segredos, também compartilhamos besteiras, idiotices, micos, erros, brigas. Cada momento com um amigo, nem que seja apenas sentar e ficar um do lado do outro, é precioso.

Bem, amigos não compartilham apenas lágrimas, mas também risos. E ser amigo não é apenas ouvir enquanto o outro chora, mas chorar junto, sentir a tristeza do outro. E rir das besteiras, sem criticar o outro por ser idiota (ou criticar e aceitar quando nos criticam também - afinal, chumbo trocado não dói).

Todos precisam de amigos, todos. E sempre haverá um, SEMPRE, que nos suportará como somos, e gostará de nós. E às vezes nos conhecerá melhor que nós mesmos.

Ahhh, vou apelar pro google, portanto preparem-se para os próximos posts.

"A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades - Millôr Fernandes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário