domingo, 14 de agosto de 2011

Um planeta melhor





"Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"



Eduque seu filho e ele saberá como tratar seus colegas, como amar uma mulher (ou um homem), saberá respeitar as leis (que não foram feitas para serem desobedecidas. Se alguém as escreveu, é porque as pessoas já faziam errado e as coisas não funcionavam, pense nisso).

Terá valores como honestidade, sinceridade, malícia sem maldade.


Saberá que não se cresce pisando no outro (se você mostrar que tem características que o diferencie do outro e que, portanto, serve melhor para aquilo do que ele, não precisa pisar em cima) nem que a competição precisa ser desleal. Aprenderá que se ele souber administrar o dinheiro que tem, não precisará criar dívidas; e que, se souber viver com o que tem (e não quiser cada vez mais e mais), sobrará para todos, então, logicamente, todos terão.

Se for bem ensinado, ensinará bem.

Se todos forem bem ensinados, logo as guerras se tornaram discussões racionais sobre o estritamente necessário, não sobre "mágoas passadas". E, logo mais, não haverão guerras.

Se todos ensinarem bem seus filhos, a inveja por coisas fúteis diminuiria.

Se todos ensinarem bem seus filhos, todos saberiam cuidar bem do lugar em que vivem, sem jogar lixos na rua, ou desperdiçar água porque não é você quem paga. Saberiam que, se todos cuidarem bem do lugar em que vivem, não precisariam reclamar de estar fazendo sua parte e os outros, não. Porque todos seriam bem educados.


Ao invés de desejar um planeta melhor, comece você mesmo a mudar.

Um comentário: