domingo, 8 de agosto de 2010

Lembranças e reflexos do passado




"Pensando na duração da vida e nas oportunidades que as pessoas deixam passar, lembrei de todas as vezes que descobedeci uma ordem do meu pai, que magoei minha mãe, que menti para ambos só pela sensação de mostrar aos meus colegas (aqueles que achei que fossem meus amigos) que podia fazer o que quisesse, que quem mandava na minha vida era eu.


Lembro-me de todas as vezes que meus pais diziam: vamos à igreja? E eu inventava a desculpa de que estava cansada demais e que ficaria em casa, dormindo.
Lembro-me do vazio. E das alegrias passageiras.
Lembro-me do nada, que achava que era tudo o que queria. E certamente não era o que eu precisava.

Lembro-me vagamente dos estudos, porque quando tento lembrar como era (meus pais dizem que chegava em casa e fazia todas as tarefas, estudava, era o que gostava de fazer) estudar, não consigo. Na verdade, a lembrança me seria muito útil agora, mas quem disse que tem que ser fáci?
"Tende bom ânimo, eu venci o mundo"
De fato, espero poder passar logo essa fase e alcançar tudo que me foi prometido.
"Você não consegue imaginar o que Deus tem preparado pra você".
Eu rio disso, porque se não consigo imaginar, então eu acho que será muito inusitado. Muito.
Não é uma crítica, é uma reflexão.
Não consigo imaginar minha vida sem Deus, agora. Antes eu queria viver por mim só, só que é muito difícil tentar controlar tudo. E impossível conseguir.

Como coloquei de mensagem pessoal no messenger: Deus preenche o vazio do nosso coração. E hoje eu posso afirmar isso com toda a certeza do mundo, com todas as forças do meu ser.
E, gente, depois que você começa a verdadeiramente adorar a Deus, você se torna dependente, e não no sentido perjorativo, porque ser dependente de Deus é maravilhoso. Você não vai sofrer por se "alimentar" dEle, nem ter de procurar para encontrá-lo. Tudo que eu aprendi a fazer foi abrir minha boca e dizer o que sinto, e pedir o que eu quero, mas colocando nas mãos dEle, porque Ele sabe o que eu preciso e sabe do dia do amanhã. Estou vivendo o hoje, o "agora", mas o amanhã só cabe a Deus.

Lembro-me de valorizar demais as pessoas e aquilo que elas diziam. Como se fosse muito muito importante. Como fui tola e criança. Mas não fico brava ou triste, fico feliz. Afinal, tudo que passamos serve de aprendizado. Como disse a uma amiga, seu passado, com dores, tristezas, alegrias e idiotices, te tornou quem é hoje.
Não me venham com essa de que você nasce formado, de que você "nasce algo"; você aprende a ser, através dos pais, daquilo que vimos, sentimos e da bendita sociedade.

Voltando às lembranças, cada traição de uma amiga, cada sorriso maldoso, malicioso, cada comentário, persiste. Consigo lembrar a expressão de seus rostos quando me humilhavam, e lembro-me do peso do silêncio ao virarem as costas. Lembro-me de se acharem superior por serem mais magras e, por consequente, mais bonitas.
E lembro dessa definição, porque foi com os olhares que aprendi que é assim que as pessoas pensam. Bobas. Namorem com um bonitão sem conteúdo. O que sinceramente vai ser? Sexo? O relacionamento é baseado em divisão, divisão de segredos, de medos, da vida. Tudo o que acontece no dia a dia.

Lembro-me das brigas e sermões dos meus pais. E das trapalhadas com meu irmão. A família faz toda a diferença. Não trocaria um amigo por meu pai ou mãe (agora percebo que não faz o mínimo sentido).
Você pode mostrar que toma suas próprias decisões em coisas simples da vida, como ir ou não a uma festa, fazer ou não a tarefa. Essas coisas seus pais não podem decidir por você. Mas tem o fato, muito relevante, de que eles tomaram algumas decisões e já arcaram com as consequências e muitas coisas ruins eles não querem que nós passemos.
Não vou entrar na discussão do "bom e ruim" porque isso é complexo.

Mas sabe do que eu mais me lembro? Dos sorrisos das pessoas.
Eu ouvi algo muito interessante de uma mulher chamada Silmara. Ela disse que as pessoas gritam não por causa do que somos ou fazemos, mas por causa do que elas estão sentindo. Então se você for brigar comigo, não é por mim, mas por você mesmo.
Isso faz muita diferença. Claro que não é por esse motivo que vou fazer o que quiser e que se danem os sentimentos dos outros, mas vou parar de me preocupar tanto com o quanto devo me restringir em relação a mim mesma. Devo ser eu mesma quando falo com outros ou o que eles querem que eu seja?
Afinal, o que as pessoas querem de nós?

O sorriso mostra que elas tem sentimentos; bons. E que elas tem um lado "humano" por assim dizer.

Gente, todos temos nossos momentos reflexivos.
Eu ia procurar um daqueles textos lindos e bacanas que as vezes achamos quando estamos pesquisando um trabalho pra escola, mas eu queria algo mais pessoal e que não fosse imitação.
Com certeza poderia sair mais coisa daqui, mas eu acho que é suficiente.

Coloquei uma árvore como imagem porque é uma comparação à vida. Você planta a semente, rega, ela cresce, fica grande e bonita, então chega a Primavera, e ela floresce, o Outono, e as folhas caem, o Inverno e ela fica seca, e no Verão começa a florescer novamente e o ciclo repete. A vida é feita de altos e baixos e o que vale é vivê-la. Se tá difícil, lembre-se que tem um Deus que sabe de todas as coisas e que está sempre de ouvidos atentos, mesmo que pareça difícil ouvir sua resposta, se está fácil, fique grato, não desejando mais, porque muitos gostariam de estar no seu lugar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário